quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

28ª CORRIDA DO FIM DA EUROPA - 17KM - 28.01.2018

(com imagens destas faz logo valer a pena)

Muitas incertezas quanto a esta prova.
Muita falta de treino e de força de vontade.
Visitinha curta a Portugal, o pai levou-me para o Pisão na sexta-feira, fiquei logo desmotivada, fiz 6 km em sofrimento máximo e com muitas paragens, tanto que aos 5kms disse ao pai “Continua o teu treininho que eu sigo para o carro e espero por ti”, se forem espreitar o treino dele no strava o momento em que o abandono há logo uma subida exponencial de velocidade no gráfico, é sempre tão gratificante reparar nestes pormenores… claro que este micro treino serviu logo para me fazer crer que  qualquer prova neste momento seria impensável.
O tempo passou a correr e no meio de tanta corrida (de tempo) lá fui buscar os dorsais e lá me convenci entre umas tantas mensagens do nosso N. e entre aquelas frases quase profundas que o meu pai me diz “Vai, se não der voltas para trás que estás tipo em casa. Subidas?! Andas!”, digam lá se não foi de uma inspiração divina. Enfim, a conclusão é que fui, que vi a nossa Fabiana, o M. dela, conheci o N. e a Agridoce pessoalmente, vi o pessoal da Asics, encontrei amigos da escola e ainda que a prova não chegue aos 17km eu fiz mais que uma meia maratona!
A prova! Medo! Muito medooooo!
Sou terrível e nem me apercebi que a partida da prova era mesmo pertinho da minha casa, pelo que o meu aquecimento foi sair de casa e caminhar perto de 2km para chegar à partida.
Estava super nervosa, não me sentia minimamente preparada e não sabia bem o que ia para lá fazer, mas foi logo bom ver pessoas com quem partilho uma paixão e de qualquer forma meti na cabeça que não era vergonha nenhuma andar nem chegar em último. Logo se veria...
Parti juntinho à nossa Fabiana, depressa a perdi, aguentei-me a primeira subida (perto de 1km) e depois fui logo morrendo gradualmente, respirei fundo e pensei ‘andar não é vergonha nenhuma’, assim que ganhei forças – a ler: onde já não era a subir – voltei à carga, fui-me aguentado, voltei a ver a nossa Fabiana e ainda fizemos uns quilómetros juntas, entretanto fui ficando para trás e ainda que ela tenha chamado por mim deixei-me estar, tínhamos mais ou menos 9km, pensei que era uma boa altura para parar/desistir, entretanto pensei que voltar para trás seria o mesmo que continuar, voltar para trás eram mais 9km, continuar eram mais 8km, pelo que deixei-me estar, até porque alguém (pai? N.?) me disse que a pior subida seria perto do quilómetro 10 mas que depois era tranquilo, foi assim que me (auto)convenci.




Heis que veio a tal subida, lembro-me de pensar que não era assim tão grande e tão longa (atenção : cada pessoa se assusta com as subidas à sua maneira, sei que para muitos de vocês aquilo era só um pulinho com um desnível positivo de 1) e ter virado a cabeça e ver uma quantidade de enorme de pessoas a andar.



(ainda fiz um mini relato no instagram)

(obrigado N. pela descoberta da foto - péssima - mas real)
Pontos positivos:
  • Não era a única a andar
  • Era a última grande subida
Ponto negativos:
  • Continuava a ser uma subida
  • Faltava quase metade
Heis que acabou a subida! Seguiu-se muita descida, dava para me recompor, sentia-me cansada, queria parar e tinha o pé esquerdo dormente (odeio quando isto me acontece), mas o pior estava feito, queria chegar ao fim, chegar ao Cabo da Roca e terminar este desafio. Vi os 14 km no relógio, ou na Estrada, não me lembro bem. Muitas queixas mentais, sou uma resmungona, o meu pai sempre me disse isso.



Como resmungona que sou, informo que odiei a micro subida no fim, seguida daquela calçada de calhaus gigantes, que, estando eu morta como estava era perfeita para torcer um pé, dois, partir uns quantos dentes e chegar a Paris em grande estilo.
Terminei, não abaixo de 2 horas, mas pouco passei… Fiquei orgulhosa de mim.


Mais orgulhosa fiquei (ironia), visto ser uma trapalhona, não pedi transporte de volta, pelo que o meu pai ficou de me ir buscar após 30 km na serra, porém os carros estavam proibidos de passar, pelo que me fiz à vida e decidi ir até à estrada principal, era tudo a subir, foi penosa essa subida a andar, sem rede no telemóvel de forma a confirmar ao meu pai que precisava dos seus serviços como taxista… andei e andei e ainda fiz uns 4 km até ser resgatada.


Resumo do meu Domingo : A-C-A-B-A-D-A
Iria dormir a viagem de avião inteira (Pensava eu).
Foi uma boa forma de terminar esta minha mini visita a Casa.


M.



9 comentários:

  1. Parabéns! Fizeste muito bem em ir :) A sensação de dever cumprido no final é sempre óptima :) Não é uma prova fácil, mas é uma prova que vale muito a pena!

    Pouco falámos mas é sempre bom pôr uma cara no blogue :)

    Um beijinho e bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi isso mesmo, mesmo com pouco treino cheguei à meta!

      Siimm, agora já associo rosto-blogue, se bem que agora já vi umas fotos tua lá pelo blogue, mas conhecer ao vivo é sempre diferente!

      Beijinho e bons treinos

      Eliminar
  2. Manhã em cheio :) Essa subidita também me matou da ultima vez que a fiz! Mas não deixa de ser a minha prova de estrada preferida. Mas bom bom era descer a Serra com a neve de Paris!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa imagem da Serra de Sintra com neve deve ser qualquer coisa de espectacular!!!

      Eliminar
  3. Realmente do que me foste lembrar... Aquela subidinha no final (que mais parece 1km daqueles GIGANTES!) e aquelas pedras (ou calhaus)... Por favor! É de matar quem já vai morto! Ahahahahah

    Adorei rever-te, temos mesmo de voltar a Sintra! Quando voltares a Lisboa diz e arranjamos forma de ir treinar por lá.

    E quanto à tua prova foi brutal! Para quem tem treinado tão puco estás de parabéns pela perseverança! Não é toda a gente que se aventura, aceita o desafio e chega ao fim portanto o mérito é todo teu!

    Beijinhos

    PS: o N. tem essa mania estranha de nos motivar não é? :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia esquecer, então já ia mais para lá do que para cá e a saber que estou a terminar e a vir mil pessoas e depois deparo-me com aquilo, depois como é uma subida não consegues ver com o que te vais deparar a seguir e acabas de subir aquilo e levas com aquele piso?! Aposto que foi uma piadola de alguém da organização...

      Era muito bom voltarmos a fazer um treininho como da outra vez ^^

      Sim o N. tem essa mania e diria dom :)

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Raio do miúdo que vos convence a fazer estas coisas parvas. ;)

      Eliminar
  4. Vou puxar um bocadinho dos galões e dizer que cada bocadinho daquela manhã e cada linha deste texto fizeram com que tenham valido a pena todas as mensagens para te tentar convencer a fazer o Fim da Europa.

    Medo, queixas mentais e resmungona são palavras que são completamente atropeladas pelo teu sorriso radiante no final e foi esse que eu levei comigo para o autocarro quando tu seguiste para a "segunda parte" da tua prova.

    Foi um prazer conhecer-te pessoalmente. Venha daí a próxima prova (e a próxima visita a Portugal, boa?)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida que estivesti muito bem, com tão pouco treino eu fazia muito mais tempo de certeza, já para não falar que as subidas eram todinhas a caminhar! Quando voltares fica prometida uma corrida na serras! ;-)

    ResponderEliminar